segunda-feira, 22 de novembro de 2010

PROJETO

Ministério da Educação e Cultura
Programa Nacional de Tecnologia
Eproinfo Integrado: Curso de Introdução Digital
Escola Estadual de Ensino Médio Josino Brito
Formadora Ivete M. de Jesus






Projeto de Pesquisa e Aprendizagem
Criança, Alma do Negócio



Autores:
Adelir, Elizabeth, Joceli, Marileide e Sirlene


Cacoal/RO 2010



APRESENTAÇÃO DO PROJETO


Considerando o que estabelece o (ECA) Art. 18: É dever de todos zelar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor.

Entendemos que nossas crianças sofrem em demasia a influência de mídias e que há o aparecimento de formas negativas de aprendizagem. Orientar os pais para uma educação de qualidade, em relação à tecnologia que está  presente na vida de todos pode auxiliar no processo de crescimento tecnológico saudável de inúmeras crianças. Neste, o objetivo primordial é pesquisar idéias inovadoras e planejar meios de acesso para que todos os pais e responsáveis se tornem atuantes, orientados e principalmente conduzam seus filhos para caminhos solidificados na verdade, na filosofia de vida saudável e harmonia social.














DESENVOLVIMENTO

1° passo: fazer uma reunião com os pais/responsáveis apresentando o projeto, explicando a importância do mesmo e convidá-los para participar;

2° passo: Realizar 02 palestras aos pais e alunos sobre: A Mídia e Sua Influência;

3º passo: Apresentar o vídeo Criança, Alma do Negócio http://www.youtube.com/watch?v=rW-ii0Qh9JQ;
4º passo: Proporcionar um momento de discussão sobre o vídeo e o que acontece em nossas casas;

5° passo: elaborar juntamente com os alunos um relatório sobre os pontos positivos e negativos da influência que a mídia tem em nossas vidas.







RESULTADOS


Metas:
·       Conscientizar pais e alunos da influência da mídia em nossas vidas, positiva e negativamente;
·       Incentivar o uso da mídia de forma sadia;
·       Evidenciar que criança não é um objeto, nem produto, devendo ser tratada com respeito, carinho e atenção



REFERENCIA

- ECA: Estatuto da Criança e do Adolescente.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Tecnologia na Educação

APRENDENDO E ENSINANDO À COOPERAR



Aprender a cooperar é entrar mansamente no fluxo da vida, como o texto já diz: cooperação refere-se a um tipo específico de interação na qual se busca que os valores trocados estejam em equilíbrio.
      Fico muito triste em dizer que nem  nós educadores estamos praticando atitudes cooperativas, quanto mais ensinando nosso alunos a usá-las. Com nosso projeto integrado percebo que podemos timidamente transformar nossas práticas pedagógicas, assim buscando que os valores trocados nossos, de nosso alunos e família encontra-se em equilíbrio.
https://docs.google.com/present/edit?id=0AZVqY32_JiNLZGRwanpjdmNfMGMyZjdjN2t0&hl=en
 WIKIPÉDIA é uma enciclopédia realmente aberta ao público, como já disse nossos amigos, mas não podemos deixar de utilizar outros sites. È através da pesquisa que nossos alunos poderão despertar seu senso crítico. Já utilizo muito a WIKIPÉDIA com meus alunos.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Influência da TV em nossas vidas.



É incrível a influência que a televisão exerce sobre nós principalmente nas crianças. Todos os dias somos submetidos a cenas de violências, cenas eróticas, persuasão de compra entre outras pela TV. Isso tudo ocorrem de forma camuflada na suposta intenção de nos manter informados. 


Uma mente esclarecida (adulto) sabe diferenciar o exagero ao fato, a ficção do real. Mas as crianças não têm a menor consciência do que vêem, assistem passivamente a esse turbilhão de imagens, sons e propagandas sem a menor reflexão disso. Quer apenas imitar os adultos. Nós pais e educadores têm que estar atentos a isso.


O ser humano é dotado de valores, criar sites é uma oportunidade para mostrar e se fazer conhecer nossas idéias, nossas crenças.
Algum desses sites ainda não conhecia, mas  pude perceber sonhar, um pouco com a evolução que estamos " entrando" neste curso.
Sonhar... com um mundo novo. Onde a tecnologia nos auxilia a abrir novos caminhos, junto aos livros e cartilhas que aprendemos, e onde
muitos de nossos colegas ainda  fazem pesquisas. É o novo que bate a nossa porta pedindo: " Deixe-me entrar". E é bom saber que nós abrimos a porta.
O profissional em educação não deve pensar que irá perder seu emprego por conta da informática e sim utilizá-la como um meio para melhorar a qualidade de ensino. O papel do profissional em educação é mostrar ao aluno para que serve o conhecimento. Ele precisa enxergar-se, apenas, como uma parte do processo de aprendizado.